sexta-feira, 23 de março de 2012

TEMPORAL SOBRE NOSSA CIDADE

Há muitos anos atrás aprendi que quando você vê um relâmpago, deve iniciar uma contagem, supostamente em segundos, ate ouvir o som do trovão. Quanto mais tempo demorar a distancia entre um e outro é sinal de que a tempestade esta indo embora.

Em Luis Eduardo o raio esta parado sobre a cidade, e o trovão é simultâneo.

Em termos práticos, o raio é a eleição que se aproxima, ao passo que o trovão é as mudanças, de que natureza sejam, cada vez mais forte que presenciamos.

Usar isto como figura de linguagem é uma forma gentil e educada de dizer, em publico, o que venho falando a alguns amigos mais chegados. Até o fim destas eleições teremos muitas surpresas.

Surpresa, como se diz na gíria, é uma faca de dois legumes, pode ser boa, mas pode ser ruim também.

Por exemplo, aqueles que quiserem se candidatar a algum cargo eletivo, tem ate o dia 06 de abril para se afastarem de seus cargos comissionados, como é o caso dos secretários.

Funcionários públicos, tem direito a 3 meses de afastamento, após registro de candidatura, sem perda de vencimento, gratificações e afins, muito menos do cargo, após a confirmação de sua inscrição como candidato.

E os que não estiverem em nenhum dos dois casos? Estes meus amigos, vão ter que se virar nos 30, para conciliarem vida profissional, particular e de candidato.

Por outro lado somente em junho teremos as convenções que trarão a tona o nome daqueles que irão concorrer efetivamente. Por enquanto são todos pré-candidatos. Alguns inclusive já se valem deste titulo fazendo campanha por via indireta.

Mas o que eu quero frisar neste papo de hoje é que, em verdade, esta eleição em nada esta definida, em nada esta resolvida. Cada vez que abro jornais, blogs ou sites me deparo com surpresas das mais sãs, as mais insanas. É uma surpresa atrás da outra.

Talvez eu mesmo tenha surpreendido alguns, não ao presidente do meu partido que tinha consciência de minha decisão, de que resolvi desistir da minha pré-candidatura.

Meu pai sempre me ensinou que o melhor conselheiro é o travesseiro. Ao repousar a cabeça no travesseiro recolhemo-nos com a 3ª pessoa mais importante de nossa vida, nossa consciência. A 1ª é Deus (para quem acredita), a 2ª. Somos nós mesmos (corpo físico) e a 3ª claro nossa consciência.

Ao fazer um exame de consciência me deparei com algumas pequenas, porem gigantescas verdades: não tenho cacife financeiro para segurar uma eleição; montei junto com um sócio um escritório novo que tem diversas contas a pagar; sou, antes de qualquer coisa, um advogado, e é o que sei fazer de melhor em minha vida; quem sabe ainda não tenha chegado a hora de aventurar por estes mares por mim nunca antes navegado. Enfim, desisti, mas em paz com minha consciência.

O raio ainda paira sobre LEM, assim como o trovão, talvez só possamos começar a contagem do afastamento após o dia 07 de outubro, quando então veremos raio e trovão juntos pela ultima vez e ai sim iniciemos o processo de contagem. Sinal de que a tempestade esta indo embora, está se afastando, até lá continuam sendo uma coisa só.

Toda tempestade provoca mudanças, quem sabe estejamos, definitivamente precisando destas mudanças. Quem sobreviver a tempestade contará aos demais. Será realmente testemunha da história de nossa cidade. Por enquanto continuo vendo o raio e ouvindo o trovão.

ESTA É MINHA OPINIAO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário