segunda-feira, 26 de março de 2012

VITÓRIAS!!!

Há bastante tempo o homem tem sido dividido entre vitoriosos e perdedores. Regra geral nenhum de nós gosta de perder. Eu tinha um conhecido que dizia que odiava perder, ate mesmo em jogo de palitinho.

Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: o que é realmente ser um vitorioso?

Muitas vezes nos vemos em uma determinada condição que nos da a idéia de vitoriosos, de alguém que superou o outro e no entanto não quer dizer necessariamente que realmente tenha ganho.

As vezes, meus amigos, é necessário perder para conquistarmos a verdadeira vitoria. O exemplo mais clássico seja o de Jesus que perdeu a sua vida, para tornar-se o maior exemplo de vitorioso do mundo e ultrapassar as barreiras do tempo.

Conquistar a vitoria é algo muito bom, massageia nosso ego, nossa vaidade, nos da a sensação de sermos melhores do que o outro, porem é necessário que alguém perca, para que outro ganhe.

Na vida somos assim diariamente, queremos como se diz na gíria estar sempre por cima da carne seca.

Na década de 70 a propaganda de um cigarro dizia na voz de um famoso jogador de futebol: “Gosto de levar vantagem em tudo. Certo?”

Levar vantagem em tudo tornou-se sinônimo de que em qualquer situação você deve e deveria se dar bem, fosse sobre quem quer que fosse. Inclusive acabou virando sinônimo também de corrupção. Uma vergonha.

Repito as vezes para ganharmos é necessário perdermos.

Há alguns dias vi uma frase que me chamou a atenção: a quantidade de amigos é vista na riqueza, a qualidade dos amigos é vista na pobreza.
Conquistar amigos é uma vitoria, manter amigos é um ato de permanente e diário de exercício de fé.

Quando realmente os temos então somos vitoriosos, porem devemos ter sempre o cuidado de não nos perdermos em egos e vaidades que ao invés de nos tornarmos vitoriosos, nos tornam reféns.
Quando das primeiras olimpíadas da era moderna, o seu idealizador, um barão Frances, disse que o importante era competir.

O mundo moderno exige que nos vençamos, seja a que custo for, não importando por quem nos passemos por cima, quantos corpos deixemos para trás. Temos que vencer.

Lógico, ninguém gosta de perder, pelo contrario, ate pela própria vida que nos levamos, ou somos vencedores ou inevitavelmente seremos perdedores, porem temos sempre que vencer.

A vitória de um pressupõe a derrota de outro. Porem nem sempre perder é vergonhoso ou humilhante, a derrota nos ensina que o caminho que estávamos trilhando não era o melhor e muito menos o mais correto.

Parar, pensar, analisar, reavaliar, tomar novos rumos, isso são ensinamentos da derrota. Reavalie o seu caminho, permanentemente, refaça-o, tantas vezes quanto necessárias.

Segundo a Arte da Guerra a verdadeira vitoria se dá quando em uma guerra você nao precisou lutar, que você nunca precisou disparar um único tiro, ou seja, não precisou haver a guerra para que você a vencesse.

Aprenda com as derrotas, aprenda com as perdas. Perder não é vergonha, vencer não é vantagem ou mérito, aprender sempre, permanentemente, essa sim é a verdadeira vitoria. Aprenda e apreenda com as derrotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário