segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A ARTE DAS CONVENIÊNCIAS !!


Sempre preguei e sempre vou continuar pregando que a política é a arte das conveniências, e por que eu digo isso? Muito simples pois quem se vale da política como meio de vida, se mantém a partir daquilo que lhe é conveniente e, ao mesmo tempo, quem resolve entrar para a política, não espere atitudes de heroísmo ou semelhante, pois não ira acontecer.

Existe um projeto tramitando na Câmara e no Senado, Lei de Reforma do Congresso de 2012 (emenda a Constituição do Brasil), modificando algumas coisas em relação a política no âmbito federal e que podem ser extendidas ao âmbito estadual e municipal, não é má ideia, tais como: 
O congressista receberá salário somente durante o mandato. E não terá direito à aposentadoria diferenciada em decorrência do mandato;
O Congresso contribui para o INSS. Todo o fundo (passado, presente e futuro) atual no fundo de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente.
O Congressista participa dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos os outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade;
O congressista deve pagar para seu plano de aposentadoria, assim como todos os brasileiros;
O Congresso deixa de votar seu próprio aumento de salário, que será objeto de plebiscito;
O congressista perde seu seguro atual de saúde e participa do mesmo sistema de saúde como o povo brasileiro;
O congressista está sujeito às mesmas leis que o povo brasileiro. 
Servir no Congresso é uma honra, não uma carreira. Parlamentares devem servir só por dois mandatos, depois ir para casa e procurar emprego.
Ex-congressista não pode ser um lobista. 
Todos os votos serão obrigatoriamente abertos, permitindo que os eleitores fiscalizem o real desempenho dos congressistas. 

Se esta emenda passar, teremos uma política um pouco mais diferente da atual no legislativo.

A conveniência estar em servir ao povo e não aos próprios interesses, só que isto é chover no molhado e malhar em ferro frio, pois não conseguimos meter isto na cabeça de quem se atreve a estar e ou entrar na política. É mais ou menos como aquela coisa do venha a nós o vosso reino, nada..

Enquanto aguardamos o resultado do judiciário vemos uma campanha morna, sem grandes acontecimentos, beirando quase a uma ideia de que não tem campanha no ar. Nem o foguetórios nos dão este sabor e este gostinho, quem sabe quando começar a campanha no rádio tenhamos alguma emoção, por enquanto tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Esperemos que mude e que melhore, sem ataques, com propostas, ideias e pensamentos voltados para o povo e para o município.

ESTA É MINHA OPINIÃO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário