quarta-feira, 11 de abril de 2012

AS PASCOAS QUE NÓS ESQUECEMOS

Existem duas páscoas que nós realmente e definitivamente esquecemos, uma é a páscoa judaica e a outra a páscoa cristã.

Por que eu trago esse assunto a baila? Pelo simples fato de que a primeira páscoa, a judaica, se deu quando o povo de Israel para conquistar a liberdade do Egito, celebrou a páscoa como um rito de passagem entre a prisão e a liberdade. Isto esta no Livro de Êxodo da Bíblia.

O povo de Israel que era feito escravo, e através de Moises e seu irmão, tentaram junto ao Faraó a liberdade, a qual somente se deu quando na celebração da primeira páscoa judaica, foram mortos todos os primogênitos do Egito, sendo salvo o povo de Israel que passou a lembra-se daquele momento ate os dias de hoje.

Muitos e muitos anos depois, justamente na celebração da páscoa judaica, nasciam à páscoa cristã, quando foi preso, julgado, torturado, humilhado e crucificado Jesus Cristo.

Na páscoa judaica foi morto um cordeiro o qual foi comido com pão sem fermento e ervas amargas, para que jamais esquecessem o período de cativeiro.

Na páscoa cristã, outro cordeiro foi servido, Jesus Cristo, o qual morreu pelos nossos pecados e para que nos não nos esqueçamos de que somos livres.

Na primeira páscoa, a do povo de Israel, o cativeiro era físico.

Na páscoa crista, com a morte de Jesus, o cativeiro era espiritual.

O que nós celebramos hoje, a páscoa na sua essência ou as páscoas que nós esquecemos?

Nada tenho contra o comercio, presentes, ovinhos de páscoa,  com uma novidade coelho não põe ovo, galinha, pata, marreca, avestruz põe, coelho não.

Criamos, por necessidades que morreram no esquecimento, a páscoa que celebramos hoje.

Entendam bem, acredito em Jesus Cristo, sou cristão-protestante ou evangélico como dizem também, acredito no que esta na Bíblia, mas a páscoa que deveríamos celebrar é justamente a da reflexão, é a do recolhimento ao nosso interior e refletirmos sobre o que realmente representa a páscoa, tanto a primeira, quanto a segunda.

Nós vivemos tempos modernos e cada vez mais distantes da realidade, a qual nos impede de lembrar os reais e verdadeiros motivos.

Repense a próxima páscoa com os olhos voltados para o seu significado real e verdadeiro. Páscoa é, acima de qualquer coisa, libertação.

ESTA É MINHA OPINIAO!!!

Um comentário:

  1. Gostei do seu blog "esta é a minha opinião"
    quando encontro blogs interessante digo que dou uma xeretada básica leio alguns textos e sempre dou uma olhada no perfil, encontro em vc uma pessoa interessante, mas um pouco misteriosa, sua foto é intrigante braços cruzados cara de mau.No seu perfil a descrição é curta e direta. Gostei do que li, se vc permitir vou visita-lo com certa frequência e usar alguns textos seus para alimentar, blogs que alimento e uma edição semanal por qual sou responsável.

    ResponderExcluir