segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

UM BOM NEGÓCIO TEM QUE SER BOM PARA OS DOIS LADOS!

Tenho acompanhado em Luis Eduardo Magalhães os problemas envolvendo duas situações de compra e venda.

Em uma situação o problema relativo a compra e venda de imóveis em outra compra e venda de veículos.

Regra Numero Um – Tudo tem que ser colocado no papel, ate como forma de proteger as duas partes.

Regra Numero Dois – O contrato deve ser feito, preferencialmente por um advogado e, em Luis Eduardo, temos excelentes profissionais capazes de fazer este tipo de documento.

Regra Numero Tres – Cumprir o contrato religiosamente, pois o contrato gera obrigações para ambas as partes.

Considerando estas três regras básicas e o entendimento de que haverá o cumprimento, por ambas as partes, do contrato, temos que analisar os casos isoladamente.

É muito comum as pessoas comprarem veículos financiados e, não suportando o peso das parcelas, revendem, sem no entanto transferirem o financiamento do veiculo. Alem do que quem compra deixa de transferir o financiamento e ate mesmo o próprio veiculo para o seu nome.

Quando você vende um veiculo, o comprador tem que obrigatoriamente transferir o veiculo para o seu nome, em ate 30 dias, o que não ocorre, e o que pode acarretar responsabilidades para o vendedor, pois o veiculo ainda estará em seu nome. Vejam bem, são duas coisas distintas mas interligadas, o financiamento e a propriedade do veiculo, ambos devem ser transferidos para o comprador.

Quando você compra um terreno, uma casa, um negocio, valem as mesmas regras de cima, com uma diferença, em se tratando de imóvel terá que ocorrer a sua escrituração e/ou a mudança da propriedade ou posse do imóvel junto a imobiliária. Este tipo de precaução atende tanto a quem vende como a quem compra o imóvel, protegendo inclusive do risco de uma reintegração de posse ou outras medidas legais.
Outra situação é aquela que envolve o aluguel de imóveis, sempre faça o contrato, e você que alugue, procure sempre cumprir. Se você é o dono existem meios legais para que você possa retomar o seu imóvel.

Procure sempre o auxilio dos profissionais de cada área para que você como vendedor ou como comprador possa estar protegido, no caso de veículos procure um despachante, no caso de imóveis procure um corretor de imóveis e, em ambos os casos procure o auxilio de um advogado.

Entendam bem não estou advogando em favor de uma classe, a minha enquanto advogado, mas é que somos preparados para orientar e auxiliar, pois em muitas situações acabamos sendo nós, advogados, que seremos chamados a intervir.

A prevenção é o melhor meio de você evitar problemas futuros, ate porque um bom negócio tem que ser bom para os dois lados.

ESTA É MINHA OPINIAO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário