terça-feira, 3 de julho de 2012

CARTAS NA MESA


Na virada de 5ª para 6ª feira da semana passada foi estendido, sobre a nossa cidade, um pano verde, iria começar o carteado da política.

Na sexta-feira tivemos lances, que eu não chamaria de espetaculares, mas surpreendentes. Quanto mais eu convivo com a política mais eu me espanto com a capacidade das pessoas, com a capacidade do ser humano.

A troca de cartas ocorridas nesse período foi do impensável ao inimaginável, jogadores que começariam a partida com um determinado numero de cartas, dali a pouco tiravam uma carta da manga, surpreendendo a audiência deste pôquer político.

Mas ninguém se surpreendeu, posto que os jogadores já fossem cantados em verso e prosa pela cidade. Ate ai tudo bem. O que surpreendeu foi o troca-troca de cartas, antes de se iniciar oficialmente a partida.

Agora sabemos com “oficialidade” os jogadores, falta saber quem serão os 2os. destes mesmos jogadores. Um já esta definido. Faltam dois.  Assim como falta saber os nomes e números dos coadjuvantes, os agora candidatos a vereadores.

Voltando as surpresas, quanta emoção antecedendo uma partida de pôquer desta magnitude, sim porque disputar o governo de uma cidade como a nossa nos leva a pensar na individualidade de cada um dos jogadores que estão segurando as cartas deste pôquer político.

Temos 3 candidatos, sendo todos eles conhecidos da maioria das pessoas. O julgamento e o discernimento do eleitor vai ser posto a prova no próximo dia 07 de outubro até lá teremos, a partir do dia 06 de julho, muita coisa para observar, prestar atenção, julgar e ai decidir.

Gostaria de pedir aos nossos eleitores que se ativessem, principalmente, as propostas de governo de cada um. Esqueçam a fofoca, o disse me disse,  o falatório. Cuidem para ver quem tem a melhor proposta, quem tem o melhor para oferecer para você, para sua família, para nossa cidade. Isso é de vital importância.

O julgamento do voto é o mais importante que existe não só no contexto político mas no futuro de todos, pois como eu disse em colunas anteriores, você tem ate 1 minuto e meio para votar, em média, mas terá 4 anos para se arrepender, lembrando sempre que seu voto é vital, mas tem que ser dado com consciência, algo que muitas vezes não conseguimos.

Temos 3 candidatos a prefeito, centenas a vereador, que irão compor a câmara na proporção agora de 15 vereadores e não mais 9 como era ate a eleição passada. Agora o destino do nosso município é divido em responsabilidade entre um maior numero de pessoas, mas o destino continua sendo o mesmo.

Viver o momento político é de suma importância, e os verdadeiros astros da política não são os políticos, mas sim o eleitor. Este carrega dentro de si uma responsabilidade imensa, a qual não sendo bem aproveitada, acarreta conseqüências sérias.

Por que temos tanto medo em assumir responsabilidades? Parece que carregamos um fardo imenso, quando na verdade o voto deveria nos libertar, não só pelo fato de sermos livres, não só pelo fato de podermos votar, mas principalmente porque o voto nos da a sensação de poder, mínimo, concordo, mas é um poder. Todo grande poder traz consigo grandes responsabilidades.

Sou adepto de uma corrente que entende que o voto, como é nos Estados Unidos, deveria ser livre e facultativo, ou seja, você tem o direito de não querer ir votar. Por enquanto o voto é obrigatório, a sua ausência acarreta sanções administrativas, multas e sanções de outra natureza, como perder certos privilégios em concursos e outras áreas.

Enquanto as regras do jogo não mudam, temos que segui-las ao pé da letra, sem choro, nem vela.

As cartas estão postas na mesa, os jogadores também são conhecidos, a pergunta que não quer calar: em quem você vai apostar as suas fichas?

O blefe vai existir, sem sombra de duvida, porém eleitor não esqueça, são as suas fichas que estão em jogo.

Aposte, mas aposte com consciência, aposte com firmeza, pois uma aposta mal feita faz com você perca a mão, perca 4 anos de sua vida, para você se queixar e reclamar da sorte. A sua sorte você é quem faz.

ESTA É MINHA OPINIÃO!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário